terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Maria Teresa Maia Gonzalez é uma escritora portuguesa de livros dedicados a crianças e jovens adolescentes. Os seus livros têm a particularidade de reflectirem assuntos relacionados com a juventude e os seus problemas.

O Cata-Letras faz questão de publicar os trabalhos que os alunos do 7º B realizaram sob orientação da professora Fátima Coimbra, relacionados com a leitura autónoma de diferentes obras da autora e, sobretudo, com a leitura orientada em sala de aula do livro Sempre do Teu Lado.
Para já, fiquem com duas apreciações relativas aos títulos O Guarda da Praia e Quase Adolescente, feitas pelos alunos José Guilherme e Verónica Pedroso:

GONZALEZ, Maria Teresa Maia (1996). O Guarda da Praia. 10.ª Edição. Editorial Verbo

Esta história fala-nos de uma escritora que foi passar férias a uma praia, pois precisava de um lugar sossegado para poder escrever um livro.

Um dia apareceu um rapaz chamado Dunas que fez mil e uma perguntas à escritora.
Os dias iam passando e ela ficava cada vez mais intrigada e maravilhada com aquele rapaz tão especial que a irá ensinar a ver a vida de uma maneira diferente.
Juntos, puderam viver muitas aventuras até ao momento em que…

Queres conhecer melhor todos os pormenores da história?
Na biblioteca da Escola poderás encontrar um exemplar deste livro e, como é giro, divertido e muito interessante, tenho a certeza de que irás lê-lo muito rapidamente.

Entretanto, como a minha mãe também leu o livro, aproveitei para lhe colocar algumas questões:
1- O que achou da história?
R: Achei a história interessante, porque nos fala sobre o mar e sobretudo acerca de uma criança que vive lado a lado com a praia, que é para ele o sítio onde se sente em plena felicidade.
2- De que personagem gostou mais? Porquê?
R: Gostei do Dunas, que é uma criança que se revela bastante inteligente, talvez por ser criado com a avó e com o mar.
3- Qual o capítulo de que mais gostou? Porquê?
R: Gostei muito do capítulo 6, “Um cesto de maçãs”, porque nos dá uma lição de vida, quando ele diz que não come as amêijoas porque são seus amigos de mar, o que deixa a escritora chocada e embaraçada.
4- Recomendaria o livro a um amigo? Porquê?
R: Recomendo o livro a qualquer pessoa que goste de ler, porque é um livro de fácil leitura e de linguagem fácil.
(José Guilherme Sêco, n.º 11, 7.º B)


GONZALEZ, Maria Teresa Maia (2005). Quase Adolescente. Editorial Verbo

Eis um livro fácil de ler e que possui alguma fantasia, para nós percebermos o mundo da adolescência.

Através de poemas e recorrendo, com humor, a animais, este livro fala-nos sobre coisas que facilmente reconhecemos nos sentimentos, pensamentos e desejos dos humanos.

Aí podemos encontrar, por exemplo, o Golfinho sonhador, o Guincho que faz tudo para chamar a atenção, a Baleia, Miss Lisete, que tinha medo de engordar, o Urso Heitor que era um grande leitor, o Burro Efigénio que queria ser matemático, o Polvo Gaspar que era um grande informático, o Bicho-do-mato que não gostava de conviver, o Estorninho-Rosado que era muito vaidoso, o Camaleão que ficou horrorizado por lhe terem aparecido muitas borbulhas, a Perna-Longa que queria ser modelo….
(Verónica Pedroso, n.º 21, 7.º B)

0 comentários: