quinta-feira, 23 de abril de 2009

LIBERDADE

Depois de amanhã, comemoramos todos o Dia da Liberdade. Para assinalar tão importante data, o Bruno Fernandes do 6ºD fez uma recolha dos principais acontecimentos que mudaram a nossa História.


25 de Abril de 1974 – O Fim da Ditadura

Nesta época, o descontentamento da população portuguesa era cada vez maior, não só devido à falta de liberdade e ao aumento do custo de vida, mas também à guerra colonial onde muitos jovens continuavam a morrer, todos os dias.
A guerra colonial era também muito mal vista por grande parte dos outros países que defendiam o direito à independência dos povos africanos, o que levava a fortes críticas ao governo português.
Em 1974, o Movimento das Forças Armadas, (MFA) constituído por um grupo de militares, decidiu pôr fim à ditadura existente, através de um golpe militar, planeado secretamente, durante meses.
No dia 25 de Abril de 1974, o país foi informado, no princípio da madrugada, através do Rádio Clube Português, de que as Forças Armadas Portuguesas tinham dado início a um movimento contra o regime que, então, governava.
Mais tarde, um novo comunicado informava que o movimento tinha como objectivo a libertação do país do regime que o oprimia desde o golpe de estado de 28 de Maio de 1926.
As Forças Armadas pretendiam também pôr fim às guerras com a Guiné, Angola e Moçambique.
As forças militares revolucionárias ocuparam, no princípio da madrugada do dia 25 de Abril, os estúdios da Emissora Nacional. Foram igualmente ocupados os estúdios da Radiotelevisão Portuguesa e os do Rádio Clube Português.
A população de Lisboa saiu à rua, em plena baixa, no meio de um enorme entusiasmo.
Em pouco mais de doze horas, os militares passaram, também, a dominar pontos importantes noutras cidades principais do país, não encontrando praticamente resistência.
Marcelo Caetano, (o primeiro ministro de então), que se tinha refugiado no Quartel do Carmo, em Lisboa, impôs como condição para se render, a presença de um oficial superior.
Rendeu-se, assim, ao General António de Spínola.
Para o êxito do MFA muito contribuíram os populares que saíram à rua, com grande entusiasmo, para apoiar os militares.
Forneceram informações sobre os movimentos das forças que se mantinham fiéis ao Estado Novo, aplaudiam os militares e distribuíam cravos vermelhos às pessoas, pelas ruas.
A revolução do 25 de Abril de 1974 quase não provocou vítimas.
A presença dos populares foi muito importante para evitar que se verificassem combates!


Bruno Fernandes – Nº 4 – 6º D

0 comentários: