quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Querida Mãe

Num tema de composição dado, sobre uma “participação” numa viagem aos Açores, não faltou, à Joana, nem criatividade nem experiência… Daí resultou este belo texto, em forma de carta.

                                                                   Açores, 30 de Outubro de 2010

Querida Mãe:

Olá! Tenho muitas saudades tuas e adorava que estivesses também aqui.
O barco em que viajo, na expedição do National Geographic-Portugal, aos Açores, para observar baleias e golfinhos, chama-se “Creoula” e tem setenta e sete metros de comprimento.
Este barco leva setenta e seis passageiros e os seus tripulantes são muito simpáticos.
Eu já aprendi algumas coisas (não muitas, ainda…) sobre biologia marinha e educação física e aprendi também a fazer nós de marinheiro nas cordas, a interpretar cartas e mapas e até meteorologia!
Nos cinco dias que já temos de navegação, avistámos algumas baleias e alguns golfinhos. Muitos dos passageiros enjoaram, mas eu não!
Eu adoro quando o barco anda de um lado para o outro a baloiçar, pois isso até me ajuda a adormecer melhor.
O barulho das gaivotas é lindíssimo e o cheiro do mar alivia-me a alma.
É mesmo maravilhoso andar de barco! Eu pensava que não era nada divertido, mas já me arrependi do que disse, pois, afinal, é divertidíssimo!
Eu conheci muitas pessoas, umas mais velhas e outras mais novas do que eu e, juntas, observámos,  também,  peixes de vários tamanhos e cores.
Houve um senhor que era pescador que nos contou muitas histórias da vida dele. Uma delas foi que tinha sido engolido por uma baleia mas, dentro dela, pulou, dançou, espinoteou e berrou tanto até que lá conseguiu que ela o libertasse! Esta história foi mesmo divertida!
Adeus! Volto a escrever para a semana, se já não estiver aí! Vou matar todas as  minhas saudades quando chegar a casa!
Um grande beijinho da Joana.
Autora: Joana Santos – Nº 12 – 6º D

0 comentários: