quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Estafeta de narrativas V


Mais uma opinião e um conselho de leitura de um livo que agradou...

O LIVRO QUE MAIS GOSTEI DE LER

Desde a minha infância que ler me agrada bastante pois, para mim, é uma forma de imaginar a história e de sonhar com os personagens.
Já foram imensos os livros que li nestes últimos seis anos mas, de entre todos eles, houve um que me chamou a atenção e que me fez ficar “colada” às suas páginas. Li-o quando tinha treze anos (no ano passado)! O título do livro é  “Lugar Tenebroso” e faz parte da coleção “Os Irmãos Baudelaire”, escrita por Lemony Snicket.
Este livro é um pouco sentimentalista, pois  fala de três irmãos - a Violet (14 anos), o Klaus (12 anos) e a pequena Sunny (com mais ou menos 2 anos) - que perderam os pais num terrível incêndio e passaram a ser crianças órfãs. 
Devido ao seguro de vida dos pais, as crianças ficaram com uma fortuna em dinheiro e bens, mas só teriam direito a ela quando a Violet atingisse a idade adulta.
Houve um amigo de família, bancário, que ficou responsável por encontrar uma nova família para as crianças, mas não estava a fazer um bom trabalho  porque, durante a história decorrente neste livro, podemos assistir à ida três crianças para uma pequena aldeia chamada Paltryille, para serem adotadas por uma família que trabalhava numa serração sem condições . Quando as pobres crianças chegaram à nova família, foram obrigadas a trabalhar como adultos e a comer apenas uma pastilha como refeição, mas isto não era o pior porque, para além de terem de trabalhar como animais, ainda tinham de defender a sua fortuna de um homem que andava há muito tempo para a roubar. E é depois de vários acidentes na serração que os irmãos passam a viver com a sua tia até que o bancário lhes encontrasse uma nova família!
Gostei deste livro, porque nos mostra que, por muitos problemas que tenhamos, existe sempre alguém que os tem maiores e piores do que os nossos! 
Recomendo a sua leitura, pois tem uma lição de vida, mas que  só é reconhecida se interpretarmos  com bastante atenção o seu conteúdo.
Aproveito para dizer que quem lê um livro por gosto e não por simples leitura, gosta de qualquer um e reconhece quando este é bom, mal o começa  a ler!
(Trabalho de Inês Santos Serra -  nº 13 -  9º C)    
     

0 comentários: