terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Estafeta de narrativas VI


Desta vez, publicamos a opinião de um aluno da Turma 11º A, sobre um livro que muito lhe agradou e cuja leitura aconselha.

O livro que eu recomendo chama-se “Equador” e é da autoria de Miguel Sousa Tavares. Narra a história de Luís Bernardo Valença, um homem bem sucedido na vida,  que é encarregado pelo rei D. Carlos de embarcar rumo a São Tomé e Príncipe, com a missão de provar ao mundo que Portugal não exercia trabalho de escravo naquela colónia.
No decorrer desta história, Luís Bernardo verifica que, de facto, em algumas roças de cacau existia, na realidade, esse tipo de trabalho. Ao mesmo tempo, David, cônsul inglês vindo da Índia, tinha por missão verificar se existia escravatura naquelas ilhas e disso apresentar um relatório,  ao seu país.
A missão de Luís Bernardo como governador de São Tomé revela-se um fracasso, não convencendo o estrangeiro de que não existia escravatura nas ilhas. Para além disso, tem ainda um  caso de adultério com Ann, mulher de David e tudo isso se revela uma triste e ruinosa desilusão.
Esta história atinge o seu fim no contexto do Regicídio de 1908, com a receção de uma carta escrita por Luís Bernardo, antes de cometer suicídio. Nesta carta, enviada ao rei – que nunca viria a lê-la, por ironia do destino - relata o seu ignóbil fracasso.

(Mário Marques – nº 18 – 11ºA)


1 comentários:

Miguel Pestana disse...

belíssimo livro.

Parabéns pelo blog :)