terça-feira, 2 de dezembro de 2014

1 de dezembro - Restauração

Como deves saber neste dia comemora-se o dia da Restauração da Independência.
   Queres saber porquê? 

    Tudo começou em finais do séc. XVI: o rei de Portugal era D. Sebastião. 
    Em 1578, D. Sebastião morreu na batalha de Alcácer-Quibir, no norte de África. Portugal ficou, assim, sem rei, pois D. Sebastião era muito novo e ainda não tinha filhos, não havia herdeiros diretos para a coroa portuguesa. 
    Assim, quem subiu ao trono foi o Cardeal D. Henrique "O Casto", que era tio-avô de D. Sebastião. Este só reinou durante dois anos, porque nem todos estavam de acordo que ele fosse o novo rei. 
Morreu sem descendentes!

    Atenção: estas coisas nunca são simples, houve muitos pretendentes e isto deu muita confusão...
   Em 1581, nas Cortes de Tomar, Filipe II, rei de Espanha, foi escolhido como o novo rei de Portugal. A razão para a escolha foi simples: Filipe II era filho da infanta D. Isabel, neto do rei português D. Manuel, por isso tinha direito ao trono.  
   Nesta altura, era frequente acontecerem casamentos entre pessoas das cortes de Portugal e Espanha, o que fazia com que houvesse espanhóis que pertenciam à família real portuguesa e portugueses que pertenciam à família real espanhola. 
   Durante 60 anos, viveu-se em Portugal um período que ficou conhecido na História como "Domínio Filipino".       
   Depois do reinado de Filipe II (I de Portugal), veio a governação de Filipe III (II de Portugal) e Filipe IV (III de Portugal). Estes reis governavam Portugal e Espanha ao mesmo tempo, como um só país. 

    Os Portugueses acabaram por revoltar-se contra esta situação e, no dia 1 de dezembro de 1640, os Conjurados puseram fim ao reinado do rei espanhol num golpe palaciano (um golpe só para derrubar o rei e o seu governo).
     Sabias que havia defensores do rei espanhol em Portugal? 
   Mas o povo não gostava desta situação, porque o País não era governado com justiça e havia muitos problemas e ataques às províncias ultramarinas, especialmente, ao Brasil. 
    Na altura, a Duquesa de Mântua era vice-rainha e Miguel de Vasconcelos era escrivão da Fazenda do Reino, tendo imenso poder. 

    No dia 1 de dezembro de 1640, os Restauradores mataram-no a tiro e atirado da janela do Paço da Ribeira. 
    Filipe III abandonou o trono de Portugal e os Portugueses escolheram D. João IV, duque de Bragança, como novo rei. 
Inicia-se a dinastia de Bragança!

Aclamação do rei  D. João IV


0 comentários: